Ações de Inserção Social e Visibilidade

As iniciativas de inserção social do PPGFMC abrangem diversos projetos e ações.

Desde 2004, o PPGFMC implementa o Projeto Novos Talentos na UFSC, liderado pelo professor João Batista Calixto. O projeto oferece cursos de férias para alunos e professores do ensino médio de escolas públicas de Florianópolis, proporcionando exposição aos laboratórios e estimulando o interesse pela carreira científica. Sob coordenação da professora Thereza C. M. de Lima desde 2013, o programa já beneficiou cerca de 150 professores e 300 alunos da rede pública da região.

Também desde 2004, os estudantes do PPGFMC organizam o Curso de Inverno de Farmacologia, destinado a graduandos de todo o país. Com apoio financeiro da SBFTE e do próprio programa, o curso visa oferecer oportunidades de educação científica e estágio em laboratório para jovens cientistas. Ao longo de 16 edições, aproximadamente 500 estudantes já foram beneficiados, muitos dos quais acabaram ingressando no mestrado do PPGFMC após participar do curso.

O professor Fernando Spiller lidera o projeto de extensão “Utilizando o método científico para a construção do conhecimento”, com o intuito de divulgar a ciência para alunos do décimo primeiro ao décimo terceiro ano da Escola Waldorf Anabá em Florianópolis. O projeto visa ensinar aos estudantes o método científico e sua aplicação tanto no avanço da ciência quanto na análise de questões pessoais e sociais. Anualmente, os alunos participam de aulas práticas de microscopia na UFSC, focadas no sistema imunológico, e têm a oportunidade de realizar estágios de uma semana em laboratórios de pesquisa.

Os docentes Carlos Rogério Tonussi e Áurea Elizabeth Linder do PPGFMC participam do módulo de Farmacologia do Projeto Imagine, uma iniciativa de solidariedade internacional coordenada pelo professor André Ramos desde 2013. O projeto visa promover a inclusão científica e o intercâmbio cultural entre diferentes comunidades rurais e indígenas em cinco países da África e da América Latina. Suas metas incluem a realização de atividades científicas de forma didática e lúdica, o desenvolvimento de ferramentas didáticas adaptadas ao público-alvo, oferecendo oportunidades de visitas a laboratórios de pesquisa e a produção de documentários sobre os aspectos científicos, culturais e humanos do projeto.

Projeto Fritz Muller, coordenado pelo professor Carlos Rogério Tonussi do PPGFMC desde 2016, é uma iniciativa de educação e divulgação científica para alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas. Apresentado através do personagem Fritz Müller, naturalista observador da Mata Atlântica em Santa Catarina, e sua companheira Fininha, o projeto aborda de forma leve e descontraída conceitos de Biologia, História, Português, Ecologia, Artes e Tecnologia relacionados à flora e fauna da Mata Atlântica. Essa abordagem integrada permite explorar temas complexos como sustentabilidade, importância da biodiversidade e biopirataria, tornando-os acessíveis ao cotidiano das pessoas e do mundo em que vivem.

Diante da atual desvalorização da ciência e das universidades públicas no Brasil, docentes e discentes do PPGFMC estão engajados em diversas ações de mídia, como jornais de grande circulação e blogs, para ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no programa:

• O professor Daniel Fernandes faz parte da equipe do blog “Cientistas descobriram que…”, que apresenta achados científicos atuais em linguagem acessível para a comunidade em geral, contando com a participação de 20 professores de diferentes instituições nacionais e internacionais.

Além do site do PPGFMC, o programa conta com canais de comunicação e informação em diferentes mídias sociais, incluindo FacebookInstagram e Twitter, no @farmaco.ufsc.  Estes canais mantém os docentes e discentes do PPGFMC e outros interessados atualizados sobre os achados mais recentes não só na área de Farmacologia, como também em outras áreas da ciência.