Planejamento Estratégico 2021-2024

O conteúdo a seguir foi elaborado utilizando a MATRIZ SWOT, uma técnica de planejamento estratégico que ajuda organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao desenvolvimento de suas atividades. Considerando as grandes transformações nos critérios de avaliação dos Programas de Pós-Graduação e na distribuição das bolsas de estudo no cenário atual da Pós-Graduação brasileira, serão especificados os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFMC) da UFSC para o médio prazo (quadriênio 2021-2024). Além disso, serão identificados os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esses objetivos.

Fatores Internos

  • Forças:
    • História de excelência acadêmica e de pesquisa.
    • Corpo docente qualificado e experiente.
    • Pioneirismo e reconhecimento na região sul do Brasil.
    • Multidisciplinaridade e colaboração entre diferentes linhas de pesquisa.
  • Fraquezas:
    • Necessidade de reavaliação e atualização das áreas de concentração e linhas de pesquisa.
    • Dependência de recursos e financiamentos externos.
    • Infraestrutura que pode precisar de melhorias para acompanhar o crescimento do programa.

Fatores Externos

  • Oportunidades:
    • Novos critérios de avaliação que podem beneficiar programas inovadores e de excelência.
    • Possibilidade de aumentar a colaboração com a indústria farmacêutica e outras instituições de pesquisa.
    • Crescente demanda por especialistas em farmacologia no mercado de trabalho.
    • Eventos como o Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) para aumentar a visibilidade e o networking.
  • Ameaças:
    • Mudanças nas políticas de distribuição de bolsas de estudo.
    • Concorrência com outros programas de pós-graduação de excelência no Brasil.
    • Instabilidade econômica que pode afetar o financiamento da pesquisa.
    • Desafios em manter o nível de excelência e inovação contínua.

EIXO: CORPO DOCENTE

Objetivos Estratégicos:

  1. Manutenção da qualificação e multidisciplinaridade
    • Plano de Ação:
      • Redefinir critérios de credenciamento e recredenciamento de docentes baseados na produção científica, formação de recursos humanos e inserção social (Coordenação e Colegiado).
      • Estimular a capacitação dos docentes em novas técnicas através de estágios e missões no exterior (Coordenação).
      • Manter um equilíbrio de docentes nas linhas de pesquisa atuais e buscar novos docentes com especializações que agreguem ao programa, como divulgação científica, bioinformática, farmacologia clínica, e farmacogenética (Coordenação e Docentes).
  2. Atração de professores visitantes estrangeiros
    • Plano de Ação:
      • Monitorar e divulgar editais internos (CAPES-PRINT UFSC) e externos (CNPq) e estimular a organização de propostas com colaboradores internacionais (Coordenação).
  3. Redução da desigualdade de gênero
    • Plano de Ação:
      • Promover ações afirmativas para aumentar a participação de mulheres no corpo docente, visando reduzir a atual relação de 3:1 de homens para mulheres (Coordenação e Colegiado).
  4. Atenção e promoção da saúde mental
    • Plano de Ação:
      • Contatar psicólogos e psiquiatras para desenvolver atividades voluntárias de diagnóstico e promoção da saúde mental dos docentes e discentes, incluindo palestras e rodas de conversa (Coordenação).

EIXO: ENSINO

Objetivos Estratégicos:

  1. Manutenção das exigências para disciplinas obrigatórias em Mestrado e Doutorado
    • Plano de Ação:
      • Organizar o cronograma regular das disciplinas obrigatórias do Programa.
      • Estimular um fluxo adequado de matrículas de discentes nessas disciplinas (Coordenação).
  2. Aproximação do ensino de Graduação e Pós-Graduação
    • Plano de Ação:
      • Estimular docentes responsáveis por disciplinas na Graduação a abrir vagas para Estágios de Docência (Coordenação).
      • Incentivar discentes do Programa a realizar Estágios de Docência em disciplinas de Farmacologia ou áreas afins oferecidas a diversos Cursos de Graduação, preferencialmente sem supervisão do seu orientador (Coordenação).
      • Promover a participação de docentes e pós-graduandos no Curso de Inverno de Farmacologia da UFSC, destinado a estudantes de Graduação de todo o Brasil (Coordenação).
      • Estimular docentes a abrir vagas para estágios de iniciação científica voluntários para estudantes de Graduação.
  3. Ampliar e aprimorar o uso de metodologias ativas e ensino à distância
    • Plano de Ação:
      • Incentivar os gestores da UFSC a oferecer cursos de capacitação sobre metodologias ativas e ferramentas de ensino à distância para os docentes (Coordenação).
      • Estimular docentes a realizar cursos de capacitação no Brasil e no exterior sobre metodologias ativas e ensino à distância.
      • Buscar recursos técnicos e financeiros junto aos Centros/Unidades para viabilizar essas modalidades de ensino (Coordenação).
      • Organizar um cronograma de oferta de disciplinas, palestras e cursos por videoconferência, com participação de docentes do Programa e pesquisadores internacionais (Coordenação e Docentes).

EIXO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA E INTELECTUAL

Objetivos Estratégicos:

  1. Ampliar o acompanhamento do desempenho individual dos discentes
    • Plano de Ação:
      • Criar comissões de acompanhamento com três docentes de diferentes linhas de pesquisa para avaliar relatórios e seminários anuais dos discentes, possibilitando diagnóstico constante e ações nos casos críticos (Coordenação e Docentes).
  2. Ampliar a interação entre docentes e discentes de diferentes áreas e linhas de pesquisa
    • Plano de Ação:
      • Estimular a participação na disciplina “Vivência em laboratório/Internato” para proporcionar experiência prática com diferentes linhas de pesquisa e modelos experimentais (Coordenação, Docentes e Discentes).
      • Incentivar a participação em eventos do PPGFMC, como o Curso de Inverno de Farmacologia e o Seminário Anual de Farmacologia Experimental (SAFE) (Coordenação, Orientadores e Representantes Discentes).
      • Criar ambientes de “coworking” para promover a interação e colaboração entre docentes, pós-graduandos e pós-docs de diferentes laboratórios.
  3. Ampliar a quantidade e a qualidade das publicações dos docentes com discentes
    • Plano de Ação:
      • Estabelecer novos parâmetros quantitativos e qualitativos para a produção científica e intelectual para o credenciamento e recredenciamento de docentes e a divisão dos recursos de custeio do PROEX (Coordenação e Colegiado do Programa).
      • Exigir que candidatos a Doutor tenham ao menos um artigo científico publicado como primeiro autor (Coordenação e Orientadores).
      • Oferecer disciplinas específicas sobre aspectos éticos e técnicos da escrita de artigos científicos (Coordenação e Docentes).
      • Estimular que o documento de qualificação de Doutorado seja redigido em inglês no formato de um artigo de revisão (Coordenação e Orientadores).

EIXO: FOMENTO E INOVAÇÃO

Objetivos Estratégicos:

  1. Divulgar Oportunidades
    • Plano de Ação:
      • Criação de um espaço colaborativo no site do Programa para a divulgação de editais nacionais e internacionais.
      • Anúncios sobre participação ou organização de eventos científicos, bolsas de estudo, estágios em laboratórios e empresas.
      • Divulgação de vagas em laboratórios do Programa e oferta de serviços e consultorias pelos membros do Programa.
  2. Estimular um Ambiente de Inovação
    • Plano de Ação:
      • Oferecer disciplinas eletivas focadas em inovação, propriedade intelectual, legislação e desenvolvimento de medicamentos.
      • Promover eventos como palestras, cursos, mesas redondas e “coffee meetings” com empresários e ex-alunos empreendedores.
      • Apoiar técnica e financeiramente a startup TechPain e estimular a criação de novos projetos de inovação e startups pelos pós-graduandos.
  3. Estimular a Parceria com Empresas
    • Plano de Ação:
      • Ampliar o número de vagas para mestrados e doutorados acadêmicos de inovação.
      • Abrir editais específicos para pós-graduandos empregados em empresas atuantes ou interessadas na área de Farmacologia.
      • Estimular parcerias existentes, como a com o Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP), oferecendo disciplinas e estágios nos laboratórios do CIEnP.

EIXO: INSERÇÃO SOCIAL E VISIBILIDADE

Objetivos Estratégicos:

  1. Fortalecimento e divulgação dos projetos de Extensão
    • Plano de Ação:
      • Valorizar e apoiar financeiramente os projetos de extensão.
      • Auxiliar na captação de recursos.
      • Estimular a participação de mais docentes e discentes.
      • Divulgar os projetos na página e mídias sociais do Programa, como “Novos Talentos”, “Pílulas do Saber”, “Imagine”, “Utilizando o método científico para a construção do conhecimento”, “Fritz Muller”, e “Cientistas descobriram que…” (Coordenação).
  2. Manutenção e fortalecimento dos eventos anuais
    • Plano de Ação:
      • Criar a disciplina eletiva “Organização de Eventos” para até 20 discentes, sob responsabilidade de dois docentes (alterados anualmente).
      • Os discentes serão responsáveis por toda a organização do Curso de Inverno de Farmacologia e do Seminário Anual de Farmacologia Experimental (SAFE), incluindo captação de recursos, registro na UFSC, divulgação, seleções, programação científica, certificações, etc (Coordenação, Docentes e Discentes).
  3. Ampliar a divulgação científica
    • Plano de Ação:
      • Atrair o credenciamento de docentes especializados em divulgação científica (Coordenação).
      • Criar uma disciplina eletiva sobre divulgação científica, ministrada por professores de jornalismo, abordando conceitos, design gráfico e criação e divulgação em mídias sociais (Coordenação).
      • Reservar vagas estratégicas nos editais de seleção de Mestrado para projetos relacionados à divulgação científica (Coordenação).
      • Melhorar o design da página na internet do PPGFMC (Coordenação).
      • Divulgar as pesquisas desenvolvidas no PPGFMC nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter) do Programa (Coordenação, Docentes e Discentes).
      • Fortalecer contatos com a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) e jornalistas de grandes mídias (jornais, rádio, revistas, televisão, etc) (Coordenação, Docentes e Discentes).

DOCUMENTO OFICIAL: Planejamento Estratégico PPGFMC 2021-2024