Apresentação

Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visam formar recursos humanos qualificados para pesquisa científica e docência em Ensino Superior. Além disso, preparam profissionais para atuar em universidades, institutos de pesquisa, indústria farmacêutica e atividades empreendedoras.

O programa começou em 1991 com o Mestrado e, em 1996, com o Doutorado. Em 2021, o PPGFMC completou 30 anos, ano em que Florianópolis sediou pela primeira vez o Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), com significativa participação do corpo docente e discente. O PPGFMC é pioneiro na região sul do Brasil e, até dezembro de 2019, formou 179 mestres e 134 doutores, sempre recebendo conceitos de excelência pela CAPES.

A nova coordenação, assumida em agosto de 2018 pelos professores Rui Daniel Schroder Prediger e José Eduardo da Silva Santos, ambos egressos e docentes permanentes do programa, está comprometida com a renovação e manutenção dos ideais de excelência.

O professor Rui Daniel Prediger é Titular Livre-docente de Farmacologia, bolsista de produtividade do CNPq, membro do Conselho Deliberativo da SBFTE e da Academia Brasileira de Ciências. José Eduardo da Silva Santos é professor Associado, bolsista de produtividade do CNPq e ex-coordenador do Mestrado Profissional em Farmacologia da UFSC.

Nos últimos sete anos (2017-2024), o PPGFMC tem demonstrado multidisciplinaridade, colaboração entre diferentes linhas de pesquisa, e equilíbrio na formação de recursos humanos e produção científica. O perfil profissional dos 200 egressos titulados na última década e as ações de inserção social e visibilidade indicam a saúde e longevidade do programa.