Atividades de Extensão
Projeto Pequenos Grandes Cientistas
O projeto de extensão Pequenos Grandes Cientistas é coordenado pela Professora Drª Regina de Sordi do Departamento de Farmacologia da UFSC. A equipe do projeto é composta por docentes, pós-doutorandos e alunos de graduação e pós-graduação do PPGFMC. É uma iniciativa inovadora que visa levar a ciência para o público infanto-juvenil através de um projeto “mão-na-massa”. O projeto atende principalmente estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Florianópolis. As escolas participantes são indicadas pelas Secretarias de Educação. Despertar o interesse pela ciência, estimular a curiosidade e a capacidade de questionamento nas crianças, aproveitando e promovendo o seu potencial transformador se configuram como os objetivos principais do projeto.
Durante os encontros, os estudantes recebem um “kit cientista”, composto por jaleco, óculos de proteção e um caderno de experimentos com as atividades que serão realizadas durante o projeto. Os cadernos de experimentos são elaborados pelos estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC e são disponibilizados no repositório da Biblioteca Universitária de forma gratuita.
Durante o projeto são trabalhados conceitos simples de ciências (biologia, química e física) e farmacologia através de atividades práticas utilizando instrumentos e materiais de laboratório. Através do método científico, os estudantes colocam a mão-na-massa, pipetam, observam estruturas diversas no microscópio e fazem seus próprios experimentos, tornando-se cientistas por um dia!
Projeto Novos Talentos
Desde 2004, o PPGFMC implementa o Projeto Novos Talentos na UFSC, liderado pelo professor João Batista Calixto. O projeto oferece cursos de férias para alunos e professores do ensino médio de escolas públicas de Florianópolis, proporcionando exposição aos laboratórios e estimulando o interesse pela carreira científica. Sob coordenação da professora Thereza C. M. de Lima desde 2013, o programa já beneficiou cerca de 150 professores e 300 alunos da rede pública da região.
Projeto Utilizando o Método Científico para a Construção do Conhecimento
O professor Fernando Spiller lidera o projeto de extensão com o intuito de divulgar a ciência para alunos do décimo primeiro ao décimo terceiro ano da Escola Waldorf Anabá em Florianópolis. O projeto visa ensinar aos estudantes o método científico e sua aplicação tanto no avanço da ciência quanto na análise de questões pessoais e sociais. Anualmente, os alunos participam de aulas práticas de microscopia na UFSC, focadas no sistema imunológico, e têm a oportunidade de realizar estágios de uma semana em laboratórios de pesquisa.
Os docentes Carlos Rogério Tonussi e Áurea Elizabeth Linder do PPGFMC participam do módulo de Farmacologia do projeto, uma iniciativa de solidariedade internacional coordenada pelo professor André Ramos desde 2013. O projeto visa promover a inclusão científica e o intercâmbio cultural entre diferentes comunidades rurais e indígenas em cinco países da África e da América Latina. Suas metas incluem a realização de atividades científicas de forma didática e lúdica, o desenvolvimento de ferramentas didáticas adaptadas ao público-alvo, oferecendo oportunidades de visitas a laboratórios de pesquisa e a produção de documentários sobre os aspectos científicos, culturais e humanos do projeto.
Coordenado pelo professor Carlos Rogério Tonussi do PPGFMC desde 2016, o projeto é uma iniciativa de educação e divulgação científica para alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas. Apresentado através do personagem Fritz Müller, naturalista observador da Mata Atlântica em Santa Catarina, e sua companheira Fininha, o projeto aborda de forma leve e descontraída conceitos de Biologia, História, Português, Ecologia, Artes e Tecnologia relacionados à flora e fauna da Mata Atlântica. Essa abordagem integrada permite explorar temas complexos como sustentabilidade, importância da biodiversidade e biopirataria, tornando-os acessíveis ao cotidiano das pessoas e do mundo em que vivem.
Diante da atual desvalorização da ciência e das universidades públicas no Brasil, docentes e discentes do PPGFMC estão engajados em diversas ações de mídia, como jornais de grande circulação e blogs, para ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no programa:
Série Pílulas do Saber
O professor Carlos Rogério Tonussi publica a série “Pílulas de Saber” em jornais catarinenses desde 2011, explicando de forma simples e didática o funcionamento dos medicamentos.
- NSC Total – Pílulas de saber: Por que certos comprimidos têm um sulco no meio e outros não?
- NSC Total – Pílulas de saber: Uso de antiácidos em recém-nascidos pode trazer mais riscos que benefícios
- NSC Total – Pílulas de Saber: Encontrada ligação entre o diabetes e a doença de Alzheimer
Participação no Blog “Cientistas descobriram que…”
O professor Daniel Fernandes faz parte da equipe do blog, que apresenta achados científicos atuais em linguagem acessível para a comunidade em geral, contando com a participação de 20 professores de diferentes instituições nacionais e internacionais.