Doutoranda da UFSC Roberta Giusti Schran está entre 5 finalistas da Premiação Nacional de Farmacologia

22/10/2021 11:03

É com orgulho que comunicamos que a acadêmica Roberta Giusti Schran (), doutoranda do PPG em Farmacologia da UFSC sob orientação do professor Juliano Ferreira foi indicada entre o(a)s 5 finalistas para o Prêmio José Ribeiro do Valle promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) para jovens pesquisadores com menos de 35 anos! De maneira interessante, o professor Juliano foi vencedor desta mesma premiação em 2003 quando ainda era doutorando em Farmacologia na UFSC!Abaixo seguem algumas informações sobre o trabalho e a trajetória científica da Roberta (foto em anexo)

Título: Efeito pró-nociceptivo do receptor toll-like 2 em um modelo de dor pós-operatória em camundongos.

Autores e instituições: Roberta Giusti Schran, Marcella Ferreira, Ana Merian da Silva, Fernanda Martins, Juliano Ferreira. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Departamento de farmacologia – Laboratório de Farmacologia Experimental – LAFEX.
A pesquisa: A dor pós-operatória afeta milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, sendo mais prevalente em mulheres. No entanto, analgésicos seguros e eficazes para tratar a dor pós-operatória permanecem bastante limitados e a ocorrência de dor pós-operatória persistente atinge 80% em casos de lesão nervosa. Os receptores do tipo toll estão presentes de forma massiva em diversos tipos celulares e são proteínas sinalizadoras trans membrana que respondem a perigos eminentes à célula de modo rápido. Assim, usamos animais com deleção gênica para esse receptor ou bloqueio do TLR2 em camundongos para elucidar seu papel na dor pós-operatória. Nossos resultados indicam que a ausência do TLR2 participa da dor pós-operatória de maneira protetiva em fêmeas, reduzindo o tempo de recuperação da dor pós-operatória e em machos tanto a deleção gênica quanto o tratamento com o antagonista fizeram com que a dor pós-operatória seja menos intensa e a deleção do receptor resultou em recuperação mais rápida assim como em fêmeas. Comprovando que esse receptor é importante para o desenvolvimento da dor pós-operatória de maneira sexualmente dimórfica.
A pesquisadora: Minha trajetória acadêmica iniciou com minha formação em bacharel em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) onde conheci e me interessei pela farmacologia, posteriormente me tornei mestre em farmacologia pela UFSC, e atualmente, como doutoranda, sigo pesquisando vias nociceptivas envolvidas na dor pós-operatória sob orientação do professor Juliano Ferreira, no laboratório de farmacologia experimental (LAFEX).
O PPG em Farmacologia da UFSC parabeniza a Roberta e o professor Juliano pela excelência do trabalho desenvolvido e o reconhecimento!