Proficiência em língua estrangeira

O Exame de Proficiência é obrigatório e visa a avaliar a capacidade do pós-graduando no entendimento e interpretação de textos científicos em língua estrangeira (inglês), e pode ser feito no Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC (http://www.lle.cce.ufsc.br).

O comprovante de proficiência em inglês para o Mestrado será exigido no prazo de até 12 meses, após o ingresso no curso.

O Exame de Proficiência para o Doutorado poderá ser aproveitado do curso de mestrado, caso a proficiência seja em Inglês. A segunda língua estrangeira para o curso de doutorado será exigida no prazo de até 12 meses, após o ingresso no curso. Será exigida a comprovação de proficiência em uma das seguintes línguas: Alemão, Espanhol, Francês ou Italiano.

Os candidatos estrangeiros devem, além do exame de proficiência em inglês, apresentar o comprovante da inscrição no exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras), desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Dentro do prazo de 12 meses após ingresso, o aluno deve enviar o comprovante de proficiência por e-mail para